Pontos de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro

Sobre Pontos de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro

Em julho de 2013, agentes culturais de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para discutir a criação de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Desse encontro surgiram as bases para a criação de Mapas Culturais, um software livre que permite o aprimoramento da gestão cultural dos municípios e estados, e que na Cidade do Rio de Janeiro leva o nome de Pontos de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.

Pontos de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro é uma plataforma colaborativa que reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais da Cidade do Rio de Janeiro. A plataforma está alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura (SNIIC) e contribui para a realização de alguns dos objetivos do Plano Nacional de Cultura.

O Instituto TIM, em parceria com uma série de Secretarias de Cultura, tem atuado pela implementação de Mapas Culturais na gestão pública das cidades e estados. A plataforma já está em uso, por exemplo, no município de São Paulo (http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/) e no estado do Rio Grande do Sul (http://mapa.cultura.rs.gov.br/).

Você encontra mais informações sobre a ferramenta Mapas Culturais no site do Instituto TIM.

Realização

Insituto TIM